Mundo digital e a evolução do conhecimento.

A leitura  dos livros Cibercultura  de PierreLevy e do artigo Cibercultura e Mobilidade -  A Era da Conexão de André Lemos, me ajudou a entende um pouco sobre os movimentos que estão em constate atualização na sociedade, resultante da chamada era da digital, onde todos nós somos meros clientes destas tecnologias, seja através da  popularização da internet ou do uso de aplicativos cada vez mais simples de manusear onde a mobilidade é vista como a principal característica das tecnologias digitais, através dos smartfhones, tablets e outros dispositivos moveis.
Entender um pouco sobre a Cibercultura os Ciberespaços e o uso destas tecnologias cada vez mais intrínseco nas nossas vidas, é quase impossível ficar por fora, Nos faz perceber que estamos na era da comunicação e digitalização, onde tudo inspira tecnologia, seja através de aparelhos eletro e eletrônico, hoje tudo é programado, da panela de fazer o arroz, aparelho de televisão  até a geladeira, é a era da inteligência artificial que antes a gente só via em filme hoje já é possível ter em nossas casas. (Parcelado todo mundo pode).
Voltando aos conceitos de Cibercultura e Cibespaço trazido por Pierre Levy, temos:
Cibecultura: Movimento social e cultural encontra-se oculto por trás deste fenômeno técnico, se podemos falar de uma nova relação com o saber, quais são as mutações que a cibercultura gera na educação e na formação, quais são as novas formas artísticas relacionadas aos computadores e às redes, como o desenvolvimento do ciberespaço afeta o espaço urbano e a organização do território, e quais são as implicações culturais das novas tecnologias.[18] O livro aborda desde a digitalização até a navegação, passando pela memória, pela programação, pelo software, pela realidade virtual, pela multimídia, pela interatividade, pelo correio eletrônico e etc.
Estamos inseridos nestes conceitos de forma podemos observar que não é mais possível admitir que as instituições que compõem a educação em nosso Pais, ignore na grade curricular, matérias referentes a tecnologia, Se faz necessários que todos tenham acesso a tecnologia desde de cedo para entender um pouco como funcionam para que esta nova geração não seja apenas usuários, e sim contribuintes e criadores, isso só será possível se no dia a dia destes jovem for inserido a tecnologia e inovação na sala de aula, não apenas no uso das tecnologias mobile como Ensino a distância (EAD).
Sabemos que não é uma tarefa fácil, uma vez que, a turminha que está em sala de aula hoje são os chamados “Nativos Digital” que nasceram inseridos da tecnologia, enquanto alguns professores ainda estão se acostumando com o uso das tecnologias, ou seja são os “Imigrantes Digitais”.
De acordo com Pierre Lévy, precisa-se haver uma reflexão sobre os sistemas de educação por conta da crescente relação da cibercultura com o saber. Com o advento do ciberespaço, o saber articula-se à nova perspectiva de educação, em função das novas formas de se construir conhecimento, que contemplam a democratização do acesso à informação, os novos estilos de aprendizagem e a emergência da inteligência coletiva. Fatores como a grande velocidade das inovações tecnológicas e a proliferação de novos conhecimentos nos fazem questionar os modelos tradicionais de ensino. Levy propões duas reformas necessárias à educação e aos processos de formação. A primeira diz respeito à potencialidade da educação a distância hipermídiática, para formar um novo estilo de pedagogia, em que o professor é incentivado a animar o intelecto de seus alunos, ao invés de se restringir ao papel de fornecedor direto de informações relevantes à construção do conhecimento. A segunda reforma incide sobre a experiência adquirida na educação a distância, na medida em que o ciberespaço possibilita aos grupos de alunos trabalhar com sistemas compartilhados e automatizados para a construção do conhecimento”.

De acordo com este raciocínio em que os processos tradicionais de aprendizagem tornam-se obsoletos, em função de uma série de fatores, entre eles a necessidade de renovação do sabe, uma vez que o mercador de trabalho necessita de pessoas inovadoras, esperamos que a aplicação de tecnologias ajude a nova geração desenvolver habilidades intelectuais e que as soluções de problemas não só empresariais, surjam de forma mais rápida, que o raciocínio seja ainda mais veloz.

Referencias Bibliográficas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A minha praia é SAP...

Buscamos sempre o “NOVO”, por este motivo estamos em constante evolução!

As iniciativas são sempre necessárias e nos levam sempre para frente.